Monday, November 13, 2006

Entrevista para o e-zine Amostra

In-Cubo
A In-Cubo é uma loja situada em Lisboa (Bairro Alto / Príncipe Real) e os produtos à venda são trabalhos de autor, e tem as portas abertas a partir de Novembro de 2006. O espaço está organizado e dividido em cubos, e são estas formas geométricas que funcionam como montras.
Conversa com João Uva e Nuno Pinho, mentores do projecto e ambos profissionalmente ligados ao sector das indústrias criativas.

Porque é que optaram por um Cubo?
In-Cubo - O nome tem a ver com o formato dos espaços individuais onde são expostos os trabalhos criativos, mas também, e sobretudo, com a nossa vontade de que este seja um espaço onde se corram riscos e onde novos talentos possam incubar e desenvolver projectos criativos.

A In-Cubo pretende ter produtos novos todos os meses. Como estão a pensar assegurar a rotatividade mensal de artistas?
In-Cubo - Esperamos que o nosso espaço seja uma rampa de lançamento, um salto para vôos maiores. Assim, iremos estar sempre atentos a novos potenciais criadores. Para isso teremos de sair para o terreno, ir às escolas, às feiras, às exposições, aos blogs. Também temos de divulgar amplamente o espaço e dar-nos a conhecer, para que possamos ser encontrados.

Quanto tenho que pagar para ter um cubo, e existe alguma percentagem sobre a venda do produto?
In-Cubo - 40 euros por mês e 20% sobre as vendas que, esperamos, garantirão a sustentabilidade e crescimento do projecto.

O aluguer do cubo oferece apenas o objecto em si, ou a In-Cubo tem alguma estratégia/apoio na divulgação do artista que expõe na loja?
In-Cubo - O cubo é uma montra pessoal, onde cada criador irá criar o seu universo e projectar a sua identidade. O cubo é o espaço do criador. Fora do cubo, cabe-nos a nós, promotores do projecto, criar condições para dinamizar o espaço e dar-lhe visibilidade.Para além da gestão comercial do espaço vamos ter diversas iniciativas. Dentro do espaço in-cubo vai haver lugar a workshops, ateliers abertos e semanas temáticas, projecção de curtas metragens e dos portfólios dos criadores, inaugurações dos cubos em que cada criador pode convidar os seus amigos, votação pelo público do “Cubo do Mês”, entre outras iniciativas. Tudo para chamar públicos e tornar o espaço dinâmico e vivo.Fora de portas vamos fazer divulgação junto dos media (tradicionais e emergentes - como é o caso do Amostra), nos guias comerciais, roteiros turísticos, vamos estabelecer parcerias com escolas e indústria, criar uma newsletter mensal e, muito importante, conseguir que os visitantes do espaço voltem e tragam mais pessoas. Queremos ser um espaço que se quer revisitar.

Quem são as pessoas atrás da In-Cubo e como surgiu esta ideia?
In-Cubo - Os promotores do projecto são o João Uva, cuja formação e actividade profissional está ligada à produção audiovisual e o Nuno Pinho, que tem trabalhado na área da gestão e marketing e na consultoria estratégica na área das indústrias criativas.A ideia é quase um acidente de percurso na constituição de uma empresa de comunicação e marketing. Surge como uma forma de estar permanentemente ligado ao talento criativo, fundamental para a actividade que pretendemos desenvolver. Às vezes o caminho mais longo também é o mais agradável de percorrer.

Foi fácil a sua concretização?
In-Cubo - Tem exigido bastante trabalho, sobretudo porque não é a principal actividade profissional de nenhum de nós, mas como diz a sabedoria popular, quem corre por gosto não cansa.

Como poderão os leitores do Amostra participar?
In-Cubo - Muito fácil. Visitem-nos no blog (http://in-cubo.blogspot.com), enviem-nos um mail (in-cubo@hotmail.com), passem pelo espaço (Rua D. Pedro V 56 A, próximo do Princípe Real), telefonem (917475233), mandem um postal, ...

Apesar da loja estar precisamente a iniciar agora em Novembro, convido-vos para uma projecção no futuro, digamos daqui a 5 anos – o que irá estar a acontecer na e com a In-Cubo?
In-Cubo - Como disse, a In-Cubo é parte de um todo, que passa pela criação de uma empresa de comunicação e marketing. Para além da prestação de serviços queremos lançar produtos/marcas de sucesso em parceria com os criadores da In-Cubo. A medida do nosso sucesso será a nossa capacidade de levar a cabo esta tarefa.

Contactos
IN-CUBO Rua D. Pedro 56 A, Lisboa (junto ao Jardim do Princípe Real, dentro da arcada)
in-cubo@hotmail.com
Amostra 05.Nov.06

0 Comments:

Post a Comment

<< Home